A galeria Construções
é destinada a apresentar fotos de construções diversas mundo afora, incluindo construções alternativas dos mais diversos modelos e formatos, para que o visitante tenha uma noção ao prcisar por em prática seus projetos e não se sinta perdido sem referência.
Quando um projeto de construção está chegando ao seu término, chega também a hora de construir seu telhado. Primordial para a proteção interna do local contra intempéries, o telhado deve ser planejado e executado de maneira estudada. Pode parecer fácil à primeira vista, mas o telhado ideal só será realmente seguro se seguir determinadas normas e possuir características apropriadas, por isso preparamos uma pequena lista com as principais medidas e cuidados a se levar em consideração na hora de fazer um telhado.
Antes de fazer o telhado, coloque no projeto todos os materiais e também a mão de obra necessária para o andamento do mesmo. Lembre-se de que o madeiramento e as telhas consumirão grande parte das reservas para o projeto. Calcule preços e opte por lojas que deem descontos conforme a quantidade de materiais comprados aumente.
Na hora de orçamento, a maioria dos profissionais responsáveis pela construção cobra por m²de telhado instalado, além de que diversos tipos de telhas também são vendidos por metragem quadrado, por isso sempre tenha o seu projeto a mão na hora de solicitar umorçamento para telhado.
Os telhados precisam de estrutura correta. Ele pode ser reto, conhecido como telhado de 1 água; conter dois lados, conhecido como telhado de 2 águas ou ainda possuir vários lados, principalmente em construções maiores. Os telhados de 1 e 2 águas são os mais utilizados hoje em dia. Em algumas cidades, como Campos do Jordão, no estado de São Paulo, a quase totalidade das casas dos moradores tem telhados nesse estilo.
A estrutura é apoiada sobre as paredes e só depois é feita a cobertura. O ideal é escolher telhas apropriadas para o tamanho da construção e também para as condições climáticas em que o projeto está sendo construído. Por exemplo: em quase todas as regiões brasileiras o telhado precisa de caimento para escoar a água das chuvas. Elas são anuais e aparecem em praticamente todos os meses do ano. O caimento é a inclinação o que faz a água escoar, evitando o acúmulo de água. Quanto mais inclinado, melhor. Porém vale lembrar que a inclinação maior também consome mais telhas e por conseqüência, encarece a obra.
Sua característica básica é o seu canal profundo, afastando o risco de acúmulo de água, pois possui ótima vazão de águas pluviais. Outra vantagem da telha colonial é seu design, cujo encaixe simples torna a sua instalação muito simples. O ideal, claro, é que a instalação seja feita por um profissional especializado, por causa dos riscos comuns a um trabalho desses. Mesmo assim, não denotará muito tempo de instalação e o resultado é compensador, já que telhados no estilo colonial estão cada vez mais em alta.
O peso da telha colonial varia entre 2,500 kg a 3,600. Tem um rendimento médio de 16 peças por m², numa inclinação mínima de 35%, semelhante a outras telhas cerâmicas, como a telha romana. Além disso, pode ser encontrada nas cores vermelha e palha.