SOLTURA DE ALEVINOS NO RIO CAÍ
Comunidades dos povos tradicionais dos faxinais participam de puxirão de limpeza no entorno do Rio Caí
A comunidade dos povos tradicionais faxinalense participou ativamente do puxirão de limpeza no entorno do Rio Caí, nas localidades rurais de Campestre dos Paulas e Mato Branco dos Andrades, no limite dos municípios de Quitandinha e Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. A atividade foi promovida pelo Projeto Faxinais, realizada pela GERAR com patrocínio da Petrobras. Cerca de 80 pessoas foram envolvidas no puxirão. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Quitandinha, por meio das secretarias de Saúde e Educação, assim como a Comunicação Social da Prefeitura de Mandirituba.
A equipe do projeto também contou com supote dos Guardiões da Natureza, os multiplicadores da Educação Ambiental, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mandirituba, Júlio Carvalho, das lideranças comunitárias dos faxinais, Amantino Sebastião de Paula, que representou a Asafaxim, Santinor de Andrade e Carlito Taborda Ferreira, além de jovens do Programa Aprendiz Legal, também executado pela GERAR. Jovens do Programa Aprendiz Legal de Curitiba, patrocinado pela Fundação Roberto Marinho e executado pela GERAR também participaram da ação.
O objetivo dessa ação foi promover a conscientização das comunidades locais e convidados, no caso os jovens aprendizes, sobre a conservação e preservação do Meio Ambiente e o papel de cada um no dia a dia sobre as questões do lixo. A coordenadora Heloisa Arns destacou as atividades do projeto, como a revitalização de 38 nascentes, o plantio de 132 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em 129 hectares de áreas degradadas e sobretudo, a Educação Ambiental trabalhada com as famílias das comunidades dos faxinais e alunos das escolas públicas da região, sobre a importância da preservação ambiental “com foco na conservação das águas para o futuro”.
A acolhida do puxirão foi feita pelo líder comunitário Paulo Zepechouka, que solicitou as autoridades, mais um espaço adequado para a comunidade depositar o lixo. O Clube de Mães do Campestre dos Paulas também participou do puxirão com a organização do almoço.
Preservar o meio ambiente
e cultivar uma tradição.
Caminhada – Os participantes fizeram uma caminhada com uso de luvas e sacos plásticos para recolhimento dos resíduos sólidos na estrada no entorno do Rio Caí, orientados pela educadora ambiental do projeto, Sigrid Essert. Também conheceram a nascente revitalizada pelo Projeto Faxinais, denominada Quatro Irmãos. O processo de revitalização foi explicado passo a passo pelo técnico florestal Robson Vaz. Na sequência, alevinos foram soltos no rio para repovoamento.
O educador do Programa Aprendiz Legal Flávio Augusto Garcia que já conhecia o projeto, disse que se identificou com a proposta do puxirão. “Sou biólogo e essa oportunidade de participar da limpeza do lixo foi uma retomada ao reconhecimento de espécies da fauna e flora, além de resgatar valores e cidadania através da educação ambiental com nossos jovens”, opinou o professor. Já a aprendiz Claudia Viel, de 21 anos, disse que a atividade “foi bem interessante, uma oportunidade de participar de uma ação ambiental conjunta com o mesmo objetivo”.
E para finalizar o evento, a equipe do Projeto Faxinais ofereceu um almoço caseiro para toda comunidade e aprendizes, conforme a tradição dos puxirões realizados nos faxinais, que consiste em uma ação votada para o bem comum, seguida de uma confraternização.