◊Para limpar pisos sujo com cal, aplique vinagre ou limão deixe algum tempo antes da limpeza final.
depois lave normalmente.
Se voce deseja parar de fumar. evite deixar à vista sua carteira de cigarros.
João Dantas
Se voce tem uma divida e deseja paga-la, por mais dificil que seja, reserve um pouquinhoa a cada centavo ganho e verás que um dia pagará.
Aprenda a ser honestos em pequenas coisas, mesmo que pareça difícil, faça., tudo o mais honesto possivel
Cortar as próprias unhas é um exercício que ajuda até o fim da vida.
Engraxar os próprios calçados, além de deixá -los bonito, conserva e aida ajuda a queimar calorias.
Cascas de batatinhas brotam e podem ser plantadas como as próprias batatas.
Solução Forte para Limpeza dos Azulejos e Pisos
Faça uma mistura de:
½ xícara (chá) de vinagre branco,
1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
½ de amônia em um litro de água.
Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.
Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.
Como Limpar o Tampo ( Mesa ) de Inox do Fogão?
* A limpeza normal deve ser feita com água, sabão neutro e uma esponja de náilon, macia, depois de cada uso.
* Para remover gorduras e manchas mais resistentes, faça a limpeza utilizando
detergente comum.
Atenção: Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza dos componentes de inox do seu fogão, de pias, cubas, enfim qualquer objeto de inox, porque além de arranhar, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas, que não saem nunca mais.
* Você pode também usar na limpeza mais pesada um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã. Lavar normalmente e secar com um paninho macio.
* Manchas de Água em Inox - utilize álcool ou vinagre branco.
* Para Tirar Riscos – passar um pano macio, embebido em fluido de isqueiro, sobre os riscos, esfregando delicadamente. Repetir a operação se necessário e depois dar brilho com uma flanela.
Nunca usar materiais abrasivos como palhas de aço, saponáceos, etc.
Após a lavagem, passar pano com álcool para devolver brilho natural ao aço inox.
* Se o inox estiver velho, opaco – lave com sabão em pó (esta dica serve para qualquer peca de inox).
* Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã
* E se você tiver panelas de Inox – uma pouco de farinha de trigo numa flanela e passe delicadamente na panela, é ótimo polidor para panelas de inox.
Detergente Multiuso
água,
vinagre,
amônia liquida (amoníaco)
bicarbonato de sódio
bórax ou acido bórico (a venda em farmácias)
Em 1 litro de água morna (cerca de 45ºC), coloque 1 colher (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de amoníaco, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de bórax ou acido bórico.
* Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição mãos multiusos convencionais.
* Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes fora do alcance de crianças e animais domésticos.
* esta receita e para 1 litro de água, aumente proporcionalmente.
Forros ( Tetos ) de gesso
Em forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar.
Não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso.
Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha.
O bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Para evitá-lo, mantenha as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.
Odor de Suor em Roupas de Tecidos Sintéticos
As fibras sintéticas, retém o cheiro de suor, mesmo depois de lavadas.
Para acabar com este cheiro, mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Lave a roupa como de costume e faca isso no ultimo enxágüe.
E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor e firme.
Clarear panelas
Muitas vezes os fundos das panelas ou bocas do fogão ficam escuros por conta do contato direto com o fogo. Para clareá-los, ferva rodelas de limão na água e aplique nos utensílios.
Limpar o forno
Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre e limpe com uma esponja. Para remover o líquido, use um pano de prato. Outra solução é misturar um copo de água quente com um copo de bicarbonato de sódio e um copo de sal. Aplique a mistura em todo o forno. Aqueça a 240º C por 50 minutos, mantendo a porta fechada. Espere esfriar e remova toda a sujeira com um pano.
Casa perfumada
Para eliminar cheiro de fritura ou simplesmente deixar o ambiente cheiroso, prepare um chá de cravo e canela. Outra maneira é encher um prato até a metade com bicarbonato de sódio e espremer o suco de um limão por cima. Deixe destampado.
Limpar vidros e janelas
Dilua três colheres de vinagre em 11 litros de água quente. Seque com jornal para dar brilho.
Lustrar móveis
Misture um copo de azeite ou óleo vegetal com ½ copo de suco de limão. Aplique com uma flanela sobre toda a superfície. Vire o pano do lado seco e lustre.
Limpar prata
Misture água morna com uma colher (chá) de bicarbonato de sódio e uma colher (chá) de sal. Mergulhe o acessório no líquido e lustre com um pano.
Limpar ouro
Misture uma xícara de água com sementes de tomate. Mergulhe o acessório no líquido e deixe de molho por 15 minutos. Enxágue e esfregue com uma flanela.
Tirar mancha de caneta da fórmica
Esfregue com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
NÓS E AMARRAS
Os nós estão constantemente em meio às nossas vidas. Para todo lugar que olhamos sempre tem um nozinho bem escondido, mas sempre fazendo a sua parte. Um grande exemplo disso são as roupas que usamos, as bandeiras nos mastros, etc.
Nós de travagem – São destinados a rematar a ponta de uma corda de modo a engrossá-la ou evitar que se desfie.
Nós de Junção – Servem para ligar entre si duas cordas de espessura igual ou diferente.
Nós de salvamento – São considerados como tal, os formados por uma ou mais alças que não correm e destinados a subir ou descer pessoas ou objetos.
Nós de Ligação – São utilizados quando se pretende ligar varas ou troncos. A corda necessária à sua execução é proporcional ao diâmetro das varas ou troncos utilizados, e por cada centímetro de diâmetro é necessário 30 centímetros de corda.
Nós diversos – São aqueles que não se enquadram dentro dos capítulos anteriores.
Falcaças – Utilizam-se em volta do seio de um cabo de maior diâmetro de espessura segurando-o.
Costuras – Utilizam-se nos chicotes de um cabo para que este não se desfie.
Nó Simples
|
Este nó é a base para outros nós, e por se tratar apenas de uma volta é o nó mais fácil e rápido de ser feito, não é muito usado por marinheiros pois quando molhado ou quando é submetido a muita tensão fica difícil de ser desatado.
Outros nomes: Azelha Simples - Meia Volta - Laçada - Superior
|
Nó Direito
|
Serve para unir dois cabos de diâmetros iguais. Para confirmar sua utilidade, use-o para unir dois cabos de diâmetros bem diferentes, e veja se funciona.
Na antiguidade era conhecido pelos gregos como nó de Hércules, este nó é muito utilizado por ser fácil de fazer e pela simetria, útil para fechar pacotes, amarrar sapatos, terminar amarras, etc, mas quando submetido a tenção em apenas uma de suas pontas este nó pode se desfazer.
Outro nome: Nó Quadrado
|
Nó Direito de Alceado
|
Utilizado como o nó direito. Tem a vantagem de ser facilmente desatado. A laçada do sapato é um Nó Direito com duas alças
|
Nó de Escota
|
Serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes. Como está no desenho pode ser usado para colocar a bandeira no mastro. Acostume-se nunca aplicá-lo no mesmo cabo, que, é claro tem o mesmo diâmetro. E desta forma, fica fácil confundi-lo com o Lais de Guia
Este nó possui as mesmas voltas do lais de guia, só que é feito com duas cordas, utilizado para unir duas cordas de diâmetros diferentes, útil também para içar bandeiras, utilizando a corda que já esta pressa a bandeira, completa-se o nó com a corda do mastro.
|
Nó de Escota Duplo
|
Utilizado como o nó de Escota, com melhores condições de segurança. É muito recomendado para cabos de diâmetros muito diferentes. Pode ser utilizado até para amarrar cabos tipo fio elétrico.
|
Nó de Escota Alceado
|
Mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. é muito utilizado para prender bandeiras na adriça.
|
Nó em Oito
|
|
Nó Corrediço
|
|
Volta do Fiel
|
|
Volta da Ribeira
|
|
Catau
|
|
Nó Aselha
|
É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de um cabo.
|
Nó de Arnez
|
|
Balso pelo Seio
|
|
Nó de Pescador
|
|
Enfardador
|
Nó utilizado para esticar um cabo. Prende um cabo a um estai (Ribeira) e em seguida, no outro estai, faz-se um S na corda colocando a ponta do S virado para o lado onde foi feito a Ribeira, fazendo-o um cote, do outro lado, ficará com uma alça. Pegue a ponta da corda e de uma volta sobre a árvore, esticando-a e volte pela árvore dando no cabo vários cotes.
|
Volta do Salteador
|
|
Lais de Guia
|
É um nó fácil de se fazer, pois tem poucas voltas, é estável e resistente, em geral é feito de forma que fique um laço fixo em uma das extremidades da corda, muito útil para içar animais, pessoas ou objetos de modo que não aperte quando submetido a tenção, após o uso é fácil de desmanchar o nó, em cordas muito rijas não tem utilidade pois as voltas não se acomodam e não oferece segurança.
Utilizado tambem para fazer uma alça fixa (e bastante segura) tendo em mãos apenas uma ponta da corda.
Outro nome: Bolina
|
Lais de Guia Portuguesa
|
Este nó era usado por marinheiros portugueses para amarrar a âncora, também pode ser usado para apoiar um homem que esteja trabalhando suspenso, as suas voltas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade, pode ser dado mais de duas voltas, deixando o nó mais forte.
Outro nome: Bolina Portuguesa
|
Fateixa
|
É o nó que se faz para firmar um cabo em uma barra, num arganéu, para amarrações firmes, ou para render a fateixa, que é âncora pequena como argola. O nó consiste em uma volta redonda com cotes, passando o primeiro por uma volta, para não apertar.
Para fixar uma corda em um tronco, espeque ou argola, resiste bem a tensão é bem simples de fazer e fácil de desatar, muito utilizado na navegação para atracar barcos no cais.
Outro nome: Volta de Anete
|
Nó de Gancho
|
Este nó é uma volta simples e fácil de fazer, é utilizado para fixar uma corda ao gancho de forma rápida, mas não pode ser utilizado para puxar peso.
|
Ordinário
|
Nó muito estável, serve para unir duas cordas, mais pouco utilizado por ter muitas voltas criando desta forma um grande volume, quando molhado é difícil de desatar, muito usado para decoração por causa de sua forma simétrica.
Outros nomes: Nó de Espia - Nó de Aboço - Calabrote Dobrado
|
Amarra Diagonal (ou em X)
|
|
Amarra Quadrada (ou plana)
|
|
Amarra de Tripé (ou trípode)
|
|
Amarra Paralela (ou circular)
|
|
Fonte: www.2regiao.apac.org.br
www.gejb3df.com.br
www.mj.mma.org.br